quinta-feira, 7 de agosto de 2008

1) O que se deve fazer, de acordo com Norman e Draper para se criar uma interface que seja agil na hora de realizar as tarefas que o sistema dispõe?
R:um bom design resulta parcialmente de conhecimento eexperiência do designer e da maneira como ele aplica esse conhecimento. Princípios e regras como suporte ao design será também discutido,segundo suas bases da teoria cognitiva.
2) Explique o que são as variaveis fisicas.
R:A Engenharia Cognitiva considera dois lados na interface: a do próprio sistema e ado usuário. A realização de tarefas complexas por não expertos é considerada umaatividade de resolução de problemas cujo processo é facilitado quando a pessoapossui um bom modelo conceitual do sistema físico.A complexidade da tarefa é devida às naturezas diferentes das variáveis envolvidas.A pessoa possui metas e intenções – A tarefa deve ser realizada em um sistemafísico, com mecanismos físicos a serem manipulados, resultando em mudanças nasvariáveis físicas e no estado do sistema. A pessoa interpreta as variáveis físicas emtermos relevantes às suas metas psicológicas e traduz as intenções psicológicas emações físicas sobre os mecanismos do sistema. Isso significa que há um estágio deinterpretação que relaciona variáveis físicas e psicológicas, assim como funções querelacionam a manipulação das variáveis físicas às mudanças no estado físico dosistema.Ou seja as pessoas tende a pensar o que pensar e depois a agir no caso isso
seria a variavel fisica.
3) Porque as vezes, para usuarios novatos ou acostumados com outros sistemas, ha dificuldade em se habituar com um novo sistema?
R:nossa mente tenta fazer sentido das coisas quevemos ao nosso redor.Uma intenção é criada para satisfazer uma meta. No caso do barco à leme, a meta éalcançar um certo alvo. A diferença entre a meta desejada e o estado atual dosistema dá origem a uma intenção – em termos psicológicos – que é traduzida emuma seqüência de ações: a especificação de que ações físicas serão realizadas nosmecanismos do sistema. Portanto, o caminho da intenção para a especificação deações requer a consideração do mapeamento entre os mecanismos físicos e o estadodo sistema e entre o estado do sistema e a interpretação psicológica resultante.Estamos
tao acustumados a fazer sempre da mesma maneira e isso vira uma rotina e quando
muda o sistema sentimos uma grande diferença.
4) O que so os golfos de execução e de avaliao?
R:O Golfo da Execução envolve as atividades de formação da intenção, especificaçãoda seqüência de ações – o que não é trivial – e execução da ação através do contatocom mecanismos de entrada da interface. O Golfo da Avaliação requer comparar ainterpretação do estado do sistema com as metas e intenções originais. Começa coma apresentação de saída da interface, a partir da qual o usuário passa pela atividadede processamento perceptual da saída, interpretação e avaliação (comparação dainterpretação do estado do sistema com a intenção e metas originais).

5) Procure na internet o conceito de Engenharia Cognitiva.
R:A engenharia cognitiva é uma área que tem como objectivo compreender os princípios
fundamentais das actividades humanas e dos processos que são relevantes, de forma a
projectar um sistema que suporte efectivamente estas actividades

Nenhum comentário: